Existem várias opções para o tratamento do Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. O tratamento mais comum é através de equipamentos de pressão positiva nas vias aéreas, designadamente CPAP (Continuous positive airway pressure), AUTO-CPAP (Automatic positive airway pressure) e BPAP (Bilevel positive airway pressure).
Para o tratamento da Apneia do Sono, a Gasoxmed coloca à sua disposição três tipologias de dispositivos médicos:
A nossa solução: CPAP, AUTOCPAP, BPAP
CPAP (Continuous positive airway pressure)
Consiste num dispositivo com gerador de fluxo que, através de um circuito e de um interface nasal ou oronasal, envia o fluxo do ar a uma determinada pressão constante, de modo a manter a via aérea superior aberta, tanto na inspiração como na expiração, evitando assim o colapso das vias respiratórias e prevenindo apneias.
AUTO-CPAP (Automatic positive airway pressure)
Este dispositivo proporciona um ajuste constante da pressão de ar ao nível do que o doente necessita, monitorizando a sua respiração ao longo da noite e ajustando a pressão em função do que deteta em cada respiração, mantendo as suas vias respiratórias abertas, evitando igualmente o colapso das vias respiratórias e prevenindo apneias.
BPAP (Bilevel positive airway pressure)
São equipamentos que disponibilizam dois níveis de pressão: nível alto durante a inspiração ou pressão positiva inspiratória (IPAP) e um nível mais baixo na expiração, também designada por pressão positiva expiratória (EPAP). Estes equipamentos efectuam ciclos entre níveis de pressão pré-definidos como resposta ao fluxo respiratório, sendo mais confortáveis para pacientes que necessitem de pressões mais altas.
A escolha da tipologia do equipamento assim como a sua programação é determinada pelo médico, em função do diagnóstico efectuado ao paciente.
Adicionalmente a estes tratamentos recomenda-se ao paciente a adoção de estilos de vida saudáveis e de um conjunto de medidas para uma boa higiene do sono que podem passar por:
Manter horários de sono regulares, sobretudo no horário de acordar
Evitar sestas superiores a 15/20 minutos
Criar boas condições para dormir (temperatura, luz, ruído, cama e almofada confortáveis)
Fazer refeições ligeiras ao jantar
Evitar bebidas alcoólicas à noite
Evitar tomar café à noite
Evitar uso de medicamentos sedativos e/ou hipnóticos, se não forem prescritos pelo médico
Não utilizar dispositivos electrónicos no quarto (televisão, telemóvel, tablet, etc.)
Perder peso, em caso de excesso de peso ou obesidade