Passar para o conteúdo principal

Oxigenoterapia


Oxigenoterapia

A Oxigenoterapia, tratamento sujeito a prescrição médica, define-se como a terapêutica de administração de oxigénio, em concentrações superiores à do ar ambiente, com o objetivo de prevenir os sintomas e manifestações de hipoxia (baixa concentração de oxigénio) aguda ou crónica.

Algumas pessoas com doença pulmonar são incapazes de obter oxigénio suficiente através de uma respiração normal, pelo que necessitam da administração suplementar de oxigénio para manter as funções vitais normais.

Esta terapêutica permite aumentar a pressão parcial de oxigénio no sangue arterial, através de um aumento da concentração de oxigénio no ar inspirado. Tem como efeito direto o aumento da pressão do oxigénio alveolar e, consequentemente, uma redução do trabalho respiratório e cardíaco necessário à manutenção da pressão arterial de oxigénio.

A determinação da dose de oxigénio a administrar (débito em repouso, no sono e no exercício, e nº de horas) é feita por médico assistente, ou médico especialista, mediante realização de oximetria ou gasimetria arterial.

O débito de oxigénio prescrito deve ser o suficiente para repor a saturação de oxigénio a valores superiores a 90%.

Com a administração de oxigénio pretende-se obter como efeitos a longo prazo:

  • Melhoria da função pulmonar e cardíaca
  • Aumento da tolerância ao exercício
  • Diminuição das necessidades de hospitalização
  • Melhoria da qualidade de vida do paciente.

A oxigenoterapia domiciliária pode ser prescrita em diferentes contextos clínicos:

  • Longa duração (OLD)
  • Deambulação
  • Adjuvante de ventiloterapia
  • Curta duração
  • Paliativa

Sendo a OLD a mais comum.

A Gasoxmed disponibiliza oxigénio de quatro formas diferentes: oxigénio medicinal criogénico (líquido), oxigénio medicinal comprimido (gasoso) e através de concentrador convencional ou portátil. A escolha da fonte indicada para cada paciente é determinada pelo médico prescritor.

Oxigénio Gasoso
É a forma mais tradicional de administração de oxigénio, o qual é armazenado em cilindros a alta pressão, sendo administrado mediante um regulador de acordo com o fluxo prescrito. A Gasoxmed procederá à instalação dos cilindros e demais acessórios no domicílio, procedendo à substituição dos mesmos sempre que necessário. A duração dos cilindros depende da posologia (débito e nº de horas) prescrita pelo seu médico.

Oxigénio Líquido
Nesta forma de administração de oxigénio, é colocado no domicílio um reservatório estacionário, assim como um sistema portátil, que permite que o paciente possa realizar o tratamento tanto no domicílio como fora de casa (em deambulação), garantindo desta forma que o paciente possa manter as suas rotinas diárias. A duração destes reservatórios (fixo e portátil) depende da posologia (débito e nº de horas) prescrita pelo seu médico. A Gasoxmed procederá à sua substituição sempre que necessário.

Concentrador Convencional
A oxigenoterapia por concentrador convencional consiste na disponibilização de um equipamento no qual o oxigénio é concentrado a partir do ar ambiente. O ar é separado e filtrado no próprio domicílio do paciente. Este dispositivo permite uma maior mobilidade, segurança e independência do paciente, já que não está dependente de reposições, como no oxigénio gasoso e líquido. Todos os parâmetros do tratamento são indicados pelo médico responsável pela prescrição.

Concentrador Portátil
É a mais recente forma de administrar oxigénio no domicílio. Trata-se de um concentrador transportável ou portátil, que dá ao paciente autonomia e mobilidade fora do domicílio.
Por se tratar de um dispositivo portátil e leve permite aos pacientes activos manter as suas actividades diárias fora e dentro de casa sem se preocuparem com o fato do oxigénio que consomem se esgotar. Todos os parâmetros devem ser indicados pelo responsável da prescrição.

Linha direta 800 50 60 90

Estamos disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano